Por Carol Pamplona
A moda é pautada por tendências e, comumente, pelo que vem de fora. Mas a onda dos blogs está dando voz a anônimos que gostam do tema. Sem preconceito, cada um consegue transmitir personalidade e opinião através dos ‘posts’. As ideias, de tão pessoais, acabam sendo abraçadas por um mundo de leitores.
A moda é pautada por tendências e, comumente, pelo que vem de fora. Mas a onda dos blogs está dando voz a anônimos que gostam do tema. Sem preconceito, cada um consegue transmitir personalidade e opinião através dos ‘posts’. As ideias, de tão pessoais, acabam sendo abraçadas por um mundo de leitores.
Entretanto, nem os próprios autores poderiam imaginar a dimensão que os blogs ganhariam. Em especial os de moda, que são um dos mais badalados pelo público jovem, são citados em publicações do ramo. Tanto que os de maior sucesso acabam garantindo aos autores muita visibilidade na mídia, como é o caso do blog Fashionismo.
A autora, Thereza Chamas, além de abocanhar diversos produtos que são divulgados em sua página, já participa de reuniões de pauta, frequentemente é chamada para campanhas publicitárias e ilustra páginas de jornais institucionais de marcas famosas, como o recém criado Vista, da loja de departamentos C&A.
A estudante de jornalismo Gabriella Dias acredita que os blogs são benéficos. Para ela, cresceriam cada vez mais. Por ser aficionada por esmaltes foi convidada a escrever para o Viciada em Beleza, composto por meninas que frequentam o Beleza Natural – salão famoso entre mulheres de cabelo afro.
“Os blogs ajudam as leitoras a se informarem melhor sobre determinado produto ou saber se aquela cor de esmalte vai ficar bem nela. O blog promove uma interação maior do leitor(a) com o autor, um contato mais rápido. No blog a gente expressa as nossas ideias e elas também”, afirma a superconfiante Gabi.
Para a jornalista e blogueira, Thysa Jackes, não poderia ter acontecido algo melhor. De acordo com ela, muitas das vezes as blogueiras entendem mais do assunto que um jornalista que não é especializado. Ela ainda acrescenta que estamos vivendo a era do conteúdo colaborativo e a troca de informação é a base de tal acontecimento.
“Estamos na era da troca de informação, da interatividade, do que chamam de conteúdo colaborativo. Muitas blogueiras, que são consumidoras, sabem antes e até melhor do que o jornalista. De grosso modo, elas praticam jornalismo gonzo. Enquanto alguns jornalistas se baseiam apenas nas informações da assessoria de imprensa, a blogueira usa, aprova, critica e recomenda [ou não]. A web 2.0 mudou a reunião de pauta”, enfatiza a dona do Estilo Amélia.
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