quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A Moda Hemp de volta

por Rafael Ballona


Gerlan Jeans e Sonia Rykiel
Mais um desfile em Nova York, essa é a vez da Gerlan Jeans mostrar sua coleção verão 2010. As cores fortes e estampas marcantes dançam na passarela. Mas foi uma estampa, um símbolo muito conhecido, que deu o que falar. Em diversas peças o estilista estampou a folha da cannabis sativa, isso mesmo!, a erva que passarinho não come, a maconha. Ao mesmo tempo, no velho continente o mesmo se repete. Sonia Rykiel leva a Paris sua nova coleção com uma peça especial. Mais uma vez a folha brota entre os tecidos.


Woody Harrelson no Oscar
A moda Hemp, como é chamada, não chega só nos símbolos, mas também no próprio material. O cânhamo, a fibra da maconha, é um tecido mais resistente e barato que o algodão e já serviu a humanidade de diversas formas, tanto para confecção de velas de navios como também para vestuário. Esse ultimo foi bem ilustrado por Woody Harrelson no Oscar.




O ator que trabalhou em filmes como Zumbilândia e Assassinos por Natureza foi à festa de entrega do Oscar com um pequeno segredo. O discreto terno preto sobre a camisa branca era feito inteiramente de cânhamo, novidade feita pela marca inglesa Burberry. Harrelson é ativista da reforma das leis sobre maconha nos Estados Unidos.

E como tudo que aparece nas passarelas e na televisão vão pra rua, com a moda Hemp não poderia ser diferente. Diferentes marcas dão aos cariocas a possibilidade de mostrar seu amor a erva. Como é o caso da loja La Cucaracha. O jornalista Matias Maxx e a produtora de moda Vanessa Soares criaram um verdadeiro paraíso para os “praticantes do esporte”. A folha da maconha em samba-canções, Hendrix em camisas e personagens de quadrinhos undergrounds em bolsas femininas são algumas das duzentas estampas que a dupla produziu.

Para clientes mais sutis existe outra possibilidade, os tecidos de cânhamo da loja Hemp Brasil dos carioca Zeka Palhares e Fernanda Aquim. Seus produtos são feitos 100% da fibra da erva e custam em torno de cem a duzentos reais. Eles afirmam que a fibra é mais resistente e melhora a respiração da pele.

Adidas Hemp
As marcas internacionais também não ficaram para trás. Lembra da Adidas? Então, o Adidas Hemp voltou. A linha da marca de calçados voltou a ser produzida com diversas novidades. A moda cannabica está aí, sendo a matéria prima proibida ou não.

2 comentários:

  1. a erva,pode ser proibida para consumo...mas poderia sim,ser usadas as fibras e outros aproveitamentos das plantas,para confecções de materias esportivos e tantas outras coisas mais...
    mas fico feliz em saber,que adidas que é a marca que todos os seres humanos podem adiquirir.voltou a fabricalo...parabens á adidas.

    ResponderExcluir
  2. Em uma sociedade alcoólatra é difícil essa discussão.
    legalização consciente!

    ResponderExcluir